Estrangeirismo é o processo que introduz palavras vindas de outros
idiomas na língua portuguesa. De acordo com idioma de origem, as palavras recebem nomes
específicos, tais como anglicismo (do inglês).
Nada melhor do que uma música para trabalhar estrangeirismo.
Uma boa opção é a música , Samba do Aproach, de Zeca Baleiro e Zeca Pagodinho.
Samba do Approach
Saiba que eu tenho
approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje eu me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash
Fica ligada no link
Que eu vou confessar, my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho engov
Eu tirei meu green card
E fui pra Miami Beach
Posso não ser um pop star
Mas já sou um nouveau riche
Eu tenho sex appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite drag queen
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje eu me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash
Fica ligada no link
Que eu vou confessar, my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho engov
Eu tirei meu green card
E fui pra Miami Beach
Posso não ser um pop star
Mas já sou um nouveau riche
Eu tenho sex appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite drag queen
1. Conversa informal sobre a música (título, letra...)e sobre os cantores Zeca Baleiro e Zeca Pagodinho.
2. Segundo o Novo Dicionário Aurélio, approach quer dizer elo, ligação, enfoque. Com base nesse dado, pergunte aos alunos o que eles entendem por “samba do approach” e o que espera encontrar na letra da canção.
3. Leitura do texto em grupos destacando as palavras que eles acham que não fazem parte da nossa língua.
4. Entregue os
dicionários inglês-português e encomende uma pesquisa sobre as
palavras destacadas por eles.
5. Ouçam a música e
divirtam-se.
Segunda aula
1.A partir da
pesquisa feita pelos alunos (significado das palavras estrangeirs
da música), discuta as definições encontradas.
2.Defina
estrangeirismo e explique que muita gente considera "sofisticado"
e "elegante" empregar vocábulos importados mesmo quando
há equivalentes em português. Discuta a Lei 1.676/99, do deputado
federal Aldo Rebelo (PC do B-SP), que tenta reduzir o
estrangeirismo na mídia.
3.Por fim, sugira
que todos releiam o texto e tentem traduzir a intenção do autor
ao chamar sua obra de Samba do Approach. Que hábitos ele descreve
no texto? Que grupos sociais se identificam com essa linguagem?
Peça que os adolescentes retomem suas anotações para debater em
grupo. Observe que Zeca Baleiro mescla palavras recentes na nossa
cultura a outras mais antigas, como ferryboat, macho man e pop
star.
outra
sugestão de aula utilizando essa música:
Nenhum comentário:
Postar um comentário